Biografia
Ricardo Correia de Matos
Tesoureiro do Conselho Diretivo , Ordem dos Enfermeiros
Ricardo Correia de Matos é um profissional multifacetado com uma vasta experiência em saúde, gestão e políticas públicas. Enfermeiro de formação, obteve a sua primeira licenciatura na Dr. Ângelo da Fonseca School of Nursing (2003) e posteriormente em Contabilidade (ISCA-UA, 2009). Especializou-se na área da Saúde mental e psiquiatria, assim como pos graduou-se em Gestão em Saúde no ISCTE – Executive Education, 2023). Atualmente, é doutorando em Políticas Públicas no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Ao longo da sua carreira, tem desempenhado funções de relevo em diversas instituições. É Diretor do Complexo de Neurointervenção da Cruz Vermelha Portuguesa em Gaia (desde 2025) e Presidente da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa (desde 2017). Além disso, exerce funções como Tesoureiro da Ordem dos Enfermeiros (desde 2024), tendo presidido a Secção regional do centro da ordem dos enfermeiros nos 2 ultimos mandatos.
Com uma forte presença no campo da farmacovigilância e políticas de saúde, é Delegado de Farmacovigilância na AIBILI e membro do seu Conselho Científico desde 2016. Além disso, integra o Fórum Saúde para o Século XXI como membro consultivo e colabora com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) como Responsavel de Controlo de Dopagem desde 2017.
Atualmente, desempenha um papel central no Grupo de Trabalho para o Acompanhamento e Implementação do Plano de Emergência e Transformação da Saúde do XXIV Governo de Portugal, contribuindo para o desenvolvimento de medidas prioritárias na área da saúde pública.
No meio académico, é especialista do ensino superior e Professor Convidado na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa e na Escola Superior de Saúde de Viseu, lecionando sobre políticas de saúde pública, economia da saúde e gestão da saúde.
Além da sua experiência na área da saúde, RCM tem uma forte vertente empreendedora, sendo CEO da ACCOUNTIS Lda desde 2010.
Com um percurso marcado pela dedicação à inovação e à melhoria dos sistemas de saúde, tem contribuído ativamente para a implementação de boas práticas, a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a equidade e sustentabilidade no setor da saúde.